Engenharia de Usabilidade
A Ênfase deste método é definir processos de design de sistemas computacionais com o objetivo em facilidade de aprendizado, de uso, e que sejam agradáveis para as pessoas.
Os grupos que iniciaram estes processos foram pesquisadores independentes (Gould e Lewis, 1985; Nielsen, 1992).
O processo de design para usabilidade possui 4 fases: pré-design, design inicial, desenvolvimento interativo e pós-design.
O Pré-design tem o foco em conhecer os usuários, conhecer as metas de usabilidade clarifica o processo design (facilidade de aprendizado, eficiência de uso, facilidade de retorno ao uso por usuários casuais, frequência e severidade dos erros dos usuários e satisfação subjetiva).
O Design inicial - Nesta fase será considerável a participação dos usuários, apesar deles não serem designers, os usuários são ótimos quando encontram coisas erradas no sistema e ajudam e muito para identificar possíveis falhas. É recomendado ainda o uso de guidelines gerais, um exemplo de guideline seria procurar falar a língua dos usuários.
O Desenvolvimeno Interativo- Prototipagem e testes empíricos são realizados a cada passo do desenvolvimento e aplica-se o design rationale que ajudar a manter a memória do processo de design, ajuda a manter a consistência ao longo de diferentes versões do produto.
Pós-design - é o momento em que você pode realizar estudos de campo do produto, se preparar para novas versões que eventualemente ocorrerão correções e upgrades. Deve-se realizar visitas ao cliente final e realizar coletas de informações e registros de sessões.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário