quinta-feira, 19 de junho de 2008

[IHM] 19 de junho de 2008

O MODELO GOMS (página 44 do CAPÍTULO2.PDF)

1) EXPLIQUE QUAL FOI A INTENÇÃO DA CRIAÇÃO DO MODELO GOMS.
Inteção de fornecer um modelo de engenharia para a performance humana, podendo simular situações próximas da realidade em um estágio anterior ao desenvolvimento de protótipos e testes com usuários.Guanhando tempo e reduzindo custos.

2) EXPLIQUE EM QUE SE BASEIA O MODELO GOMS.
Consiste que o entendimento sobre o desenvolvimento de sistemas pode ser melhorado através de dois princípios, "racionalidade e espaço do problema".

3) O QUE REPRESENTA O ACRÔNIMO GOMS?
Metas (G), operadores (O), métodos (M), e regras de seleção (S)

4) QUAIS OS 4 COMPONENTES BÁSICOS QUE COMPÕEM O MODELO GOMS?
Conjunto de metas; um conjunto de operadores; um conjunto de métodos para alcançar as metas; um conjunto de regras para a seleção dos métodos.



5) EXPLIQUE O QUE SÃO ESSAS METAS?
No caso do GOMS, meta tem um significado um pouco diferente do que estamos acostumados a ouvir, além do próprio conceito de meta que é o que deseja ser alcançado, neste caso abrange também a função dinâmica de prover um "ponto de memória" para que o sistema possa voltar caso hajam falhas, armazeando também um histórico dos métodos disponíveis e o que já foi tentado.



6) EXPLIQUE O QUE SÃO OS OPERADORES?
Operadores serão as ações qie o software possibilita o usuário realizar.

7) EXPLIQUE O QUE SÃO OS MÉTODOS?
São os procedimentos, os passos, necessários para se realizar uma meta, fornecem formas e caminhos para que o usuário armazene conhecimentos sobre a tarefa.

8) EXPLIQUE O QUE SÃO AS REGRAS DE SELEÇÃO?
Quando existem mais de um método para o usuário escolher, entra então a necessidade das regras de seleção.São as regras pessoais que o usuário escolhe para decidir que método usar.

9) O QUE ESTES 4 COMPONENTES DESCREVEM?
Estes quatro componentes são utilizados para descrever a interacção Homem-Máquina e, experimentalmente, fazer previsões de tempo e de sequências de comandos utilizadas, de modo a prever o desempenho e o comportamento humanos.

10) EXPLIQUE UM EXEMPLO DE USO DO MODELO GOMS.
Em 2000 foi realizado em modelo de GOMS uma serie de testes para verificar quanto tempo e quais seriam as tarefas possíveis para um cidadão brasileiro votar nas urnas para um candidato a prefeito.







fonte: http://www.maromo.pro.br/downs/IHC_05_P1.pdf

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, seu post me ajudou muito. Estou fazendo um estudo sobre o Goms. Por favor, tem como me passar esse pdf? Ficaria muito grato, leandrogontijo@ig.com.br