quinta-feira, 26 de junho de 2008

[IHM] ATIVIDADE DE LEITURA PARA 26/06/2008

1) O QUE É UM MODELO MENTAL?-- Pela PsicologiaCognitiva os modelos mentais (MM) são explicados no raciocínio humano e noentendimento de linguagem. São representações analógicas, ou combinações derepresentações analógicas e proposicionais; são relacionados a imagens, emboradiferentes destas.

2) COMO AS PESSOAS FORMAM OS MODELOS MENTAIS?-- Usuários interagindo com artefatos tecnológicos, desenvolvem dois tipos principais de modelos mentais: estrutural e/ou funcional.

3) EXPLIQUE OS DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE MM QUE AS PESSOAS DESENVOLVEM?-- MME - MMEs são usados para descrever a mecânica interna de uma máquina ou sistema em termos de suas partes componentes. O MME atua como substituto da coisa real.MMF - o usuário internaliza conhecimento procedimental sobre como usar a máquina ou sistema. Nesse modelo as pessoas em vez de desenvolverem o “manual na cabeça” simplesmente desenvolvem um modelo de “como fazer”. O MMF se desenvolve a partir de conhecimento anterior de um domínio similar; parece haver um mapeamento tarefa-ação.

4) COMO DESIGNERS QUAL A NOSSA OBRIGAÇÃO FALANDO SOBRE MODELOS MENTAIS?-- Como designers é nossa missão é conseguir encontrar qualidades nestes modelos mentais e aplicar de forma com que as pessoas tenham facilidade de assimilar de entender e de utilizar, qualquer que seja a ferramenta desenvolvida.

5) O QUE É UM ARTEFATO NO CONTEXTO LIDO?-- É quando você realiza uma análise e nela você consegue extrair um bom modelo conceitual.

6) QUANTOS E QUAIS TIPOS DE MODELOS ASSOCIADOS AO ARTEFATO SÃO DISTINGUIDOS POR NORMAN(1986)?-- Norman (1986) distingue 3 tipos de modelos associados ao artefato: o modelo do designer, o modelo do usuário e a imagem do sistema.7) O QUE É MODELO DO DESIGNER?-- É a versão que o analista consegue extrair do ambiente real e a sua proposta de como será o problema.

8) O QUE É MODELO DO USUÁRIO?-- É forma estruturada que o usuário que tem conhecimento operacional do que é preciso desenvolve para apresentar e discutir com os analistas e/ou designers.

9) COMO SE FORMA A "IMAGEM DO SISTEMA"?-- A aparência física, sua operação e a forma como responde, somados ao help online de manuais de instrução formam a “Imagem do Sistema”.

10) QUAL O PAPEL DAS METÁFORAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MM?-- Analogia e metáforas na minha opnião têm o mesmo valor na construção de um MM, quando as estruturam pode se obter sucesso.

Nenhum comentário: